jump to navigation

Mais um trimestre de MSIAD September 1, 2008

Posted by jguerreiro in Business Intelligence.
trackback

Confesso que não estava nos meus planos iniciais só voltar a escrever algumas linhas neste blog passados outros 3 meses, tempo que voltei a precisar para dedicar totalmente ao Mestrado e ao meu percurso profissional.

Este foi até agora, o trimestre mais interessante para mim. Tivemos nestes últimos meses a disciplina de Data Mining com o Professor Doutor Duarte Trigueiros um nome incontornável do Data Mining pelo seu nível de conhecimento, participação activa na investigação cientifica nesta área e pela forma brilhante como transmite o seu conhecimento.

O esforço que empreendemos na modelação de casos reais e na compreensão aprofundada do mecanismo sistémico dos algoritmos e técnicas de aprendizagem, permitiu-nos adquirir uma grande capacidade para avaliar o comportamento das ferramentas de data mining e a melhor forma de as ajustar aos dados com que somos confrontados. Só assim, conhecendo os mecanismos e os algoritmos mais adequados para cada caso, é possível chegar aos modelos mais parcimoniosos e com maior capacidade de previsão.

Outra disciplina em que aproveitámos este conhecimento (DM) potenciando-o numa área específica foi a de Marketing e CRM na qual, para além de uma componente mais teórica sobre Marketing e Sistemas de Apoio à Decisão tivemos um projecto de implementação de CRM usando o Enterprise Miner da SAS e aplicando os conhecimentos de Data Mining adquiridos. Apresentámos um modelo preditivo capaz de identificar com uma grande taxa de sucesso qual o montante realmente executado, face ao montante pedido, dos fundos Europeus atribuídos às instituições Portuguesas. Este modelo permite uma gestão muito mais eficaz dos apoios que chegam da Europa beneficiando mais entidades.

Uma das grandes questões que se colocam hoje em dia na implementação de sistemas de apoio à decisão, é saber qual é realmente o ganho que este apoio traz e em que medida está alinhado com a estratégia das organizações. Nesse sentido, a disciplina de BPM (Business Process Management) permitiu-nos alargar o horizonte com outras metodologias que permitem esse alinhamento criando uma visão integrada das organizações desde a sua célula mais atómica de actividade até aos seus objectivos mais estruturantes. O Método Learn, do Prof. Jorge Coelho, que tem sido aplicado com sucesso em várias indústrias é um desses exemplos, e deve ser tido em conta quando se escolher uma ferramenta para gerir e medir a performance de uma organização.

Uma última nota para um módulo que achei muito interessante sobre Comportamento Organizacional dado pelo Professor Rodrigo Magalhães do INESC, onde falámos entre outras matérias sobre a dificuldade de conseguir traduzir o conhecimento implícito em conhecimento explicito dentro das organizações, apontando soluções e teorias, entre elas o modelo SECI (Socialization, Externalization, Combination, and Internalization) de Nonaka e Takeuchi (1995) que pretende imprimir esse ciclo na dinâmica da organização e também a questão da implementação dos sistemas de informação, sejam eles de apoio à decisão ou não e das barreiras que essa mudança enfrenta nas estruturas sociais. O Actor-Network-Theory, um trabalho de Michel Callon (1991) e Bruno Latour (1992) permitiu introduzir uma nova teoria que, na minha opinião, enfrenta muito bem este desafio que por vezes pode representar o insucesso de um sistema de informação.

Agora que todos já gozámos do descanso merecido destes três trimestres consecutivos, está a chegar a altura da escolha e apresentação do projecto da dissertação, sendo que voltamos a ter a Professora Maria José Trigueiros a guiar-nos nesse caminho e também uma disciplina de Gestão de Projectos de Sistemas Apoio à Decisão.

Espero agora sim conseguir contribuir de forma mais activa no blog, não fazendo apenas estes apontamentos ao estilo de diário de bordo mas voltando a escrever sobre outros temas interessantes como fiz nos primeiros 3 meses.

Comments»

No comments yet — be the first.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: