jump to navigation

Sistemas de Apoio à Decisão – O regresso May 6, 2008

Posted by jguerreiro in Business Intelligence.
trackback

Já passaram mais de três meses desde o meu último post neste blog e isso é claramente um indicador do esforço em que tenho andado envolvido no âmbito profissional e do Mestrado. Gostaria no entanto de regressar a escrever regularmente, primeiro porque tenho armazenado uma série de motivos sobre os quais quero escrever e depois porque o blog continua com uma taxa de visitas diária que me transmite a responsabilidade para não deixar de o fazer.

Antes de mais um preâmbulo sobre os meses que passaram no âmbito do Mestrado de Sistemas de Apoio à Decisão do ISCTE e os projectos em que estive envolvido. É sem dúvida um dos Mestrados do espectro dos S.A.D. em Portugal mais completos e integrados e tem sido uma experiência única que tem cimentado os meus conhecimentos nesta área e permitido analisar o BI de várias perspectivas.

A área dos Sistemas de Apoio à Decisão tem sofrido nos últimos anos um interesse crescente por parte das empresas que querem extrair conhecimento dos seus dados heterogéneos de forma a caminhar no sentido de conhecer melhor o seu próprio negócio e os seus clientes. O que tem faltado são conceitos universais, que felizmente começam a surgir, que permitam clarificar aspectos desta disciplina que muitas vezes são confundidos pela quantidade de novas palavras do léxico de BI que todos os dias surgem no meio empresarial e que representam um mesmo conceito com palavras diferentes.

Os últimos 3 meses do Mestrado foram a continuação da implementação do projecto de Data Warehousing iniciado em Setembro, nomeadamente no caso particular do meu grupo de trabalho, a implementação na área Hospitalar, sendo que foi desenvolvido todo o projecto de ETL que possibilitou a integração dos dados heterogéneos num único repositório central que representa a visão multidimensional de apoio à decisão dos gestores hospitalares. Outro projecto que empreendemos foi o relatório de análise com vista à gestão do risco operacional no âmbito das Urgência Hospitalares, projecto que possibilita a medição e mitigação dos riscos associados a esta realidade particular.

Este foi um trimestre exigente em termos de projectos, tal como demonstra o tempo que fiquei ausente da escrita no blog, mas houve outras duas cadeiras que foram de extrema importância e dadas por dois docentes brilhantes, a de Estratégia pelo Professor Catedrático Nelson António e a de Análise Financeira pelo Professor Azevedo Rodrigues, disciplinas que deram contexto à envolvência dos sistemas de apoio à decisão e ao facto de estes terem de estar alinhados com a estratégica das empresas e com os indicadores que realmente medem a performance das organizações. O projecto que juntou algumas destas competências foi apresentado utilizando o método Balanced Scorecard de Kaplan e Norton para alinhar a estratégia com os KPIs no caso do Serviço de Saúde Ocupacional de um Hospital apresentado pelo meu grupo de trabalho.

Estes foram alguns dos principais temas que foram tratados no trimestre passado no Mestrado de Sistemas Integrados de Apoio à Decisão do ISCTE e fortaleceram sem dúvida a minha certeza do caminho que tracei quando escolhi este Mestrado.

Temos agora outros desafios pela frente um dos quais me é especialmente querido, Data Mining. Mas sobre esta matéria terei oportunidade de escrever noutros artigos posteriores até porque modelar a nossa realidade é uma ciência que merecia só por si um blog.

João Guerreiro

Comments»

1. PedroCGD - May 7, 2008

É com muita alegria que te vejo a escrever novamente! És um execlente colega e és uma grande mais valia neste mestrado! Respiras dedicação a este mestrado! És um fanatico como eu! É sem duvida um mestrado super completo e que me está a fazer evoluir imenso! E principalmente como escreveste e bem, o mais giro é conseguirmos ver o BI de diferentes perspectivas!
Um grande abraço deste teu colega e sempre amigo Pedro Perfeito!

2. Formanski - March 18, 2009

Prezado João,

Fiquei feliz por encontrar um blog de alguém que estuda, em parte, a mesma área que estudo. Faço Mestrado na área de gestão do conhecimento e no momento estou precisando encontrar mecanismos para registrar reuniões, cujo produto são decisões, para consultas futuras no mesmo contexto. A dificuldade é que são muitas reuniões ao longo dos anos, com assuntos diversos e quando surge a oportunidade de se usar como insumo reuniões passadas as pesquisas são demoradas e trabalhosas. Você sabe de algum estudo de análise de contexto para registro deste tipo de conhecimento?

Parabéns pelo Blog,

continue publicando, precisamos fortalecer a rede nesta área.

Felicidades,

Formanski


Leave a comment