jump to navigation

O Problema da Decisão September 28, 2007

Posted by jguerreiro in Business Intelligence.
trackback

Tipicamente uma decisão implica o acto de escolher entre vários caminhos possíveis quando chegamos a um cruzamento, um entroncamento de várias opções possíveis. Mesmo quando optamos por não decidir estamos a escolher um desses caminhos, o de decidir não decidir abrindo caminho para que outros o façam. Todos os problemas implicam algum tipo de decisão, nem que seja no limite, decidir investigar mais sobre um problema sobre o qual posso à partida tomar uma má decisão.

Pensei num problema que não implicasse uma decisão e surgiu-me o tema da morte. A morte parece, à partida, ser um problema sem decisão. É um problema que sabemos que temos que resolver eventualmente, mas será que podemos decidir não morrer? De facto, podemos tomar a opção de morrer mas nunca o contrário, pelo menos ainda não temos solução para este problema mas confrontados com ele podemos sempre optar por não morrer, investindo na vida, vivendo cada dia como se fosse o último.

E todos os problemas são problemas de decisão? Parece-me que sim. Mesmo quando a o problema tem uma série de soluções que já foram tomadas por outros, cabe-nos decidir entre essas e outras que mentalmente possamos definir. Há problemas que são no entanto a incapacidade de tomar uma decisão, e essa incapacidade pode tornar-se um problema que mais uma vez implica recursivamente ter que escolher um caminho.

Comments»

No comments yet — be the first.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: