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Business Intelligence – Uma definição. October 3, 2007

Posted by jguerreiro in Business Intelligence.
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Tenho pensado várias vezes durante os últimos dias sobre que abordagem poderia ter para explicitar o meu conhecimento sobre a definição de BI ou Business Intelligence.

Antes de mais, qualquer tentativa de tradução do termo não me parece que consiga transmitir o seu verdadeiro significado, pelo que nem me vou atrever a fazê-lo. Quero sim, tentar encontrar uma definição para esta palavra que é já, sobretudo nas grandes organizações, símbolo de sistema de apoio à decisão.

O termo Business Intelligence nasceu em 1989, popularizado por Howard Dresner que o descreveu como um conjunto de conceitos e métodos para melhorar a capacidade de tomada de decisões, utilizando sistemas baseados em factos de negócio.
Em todas as definições é claro que Business Intelligence tem como objectivo, o apoio à tomada de decisões de uma organização, mas como?

No final do século passado, a maioria das empresas acompanhou, de uma forma ou de outra, a evolução que permitiu que a informação pudesse ser guardada mediante os seus processos de negócio, coleccionando uma série de dados armazenados em sistemas de gestão de bases de dados, formando assim, um novo activo extremamente valioso, mas raramente utilizado fora o ambiente operacional.
Lá, escondido no meio das bases de dados produtivas, encontrava-se todo um mundo novo por descobrir, encontrava-se o input da organização, uma imagem de como a empresa se comportava face ao mercado, um snapshot que permitia responder a duas perguntas extremamente importantes: “de onde viemos?”; “Onde estamos?”. Assim nasceu a BI, para responder à necessidade de encontrar conceitos que permitissem implementar infra-estruturas que analisassem esta informação, para dela conseguir extrair conhecimento, encontrar relações e explicitar fórmulas subjacentes a essas relações.

A análise dessa informação permite aos gestores tomar decisões operacionais conhecendo de facto onde se encontra a sua organização de forma holística, mas mais importante, permite definir estratégias, classificar, segmentar, estimar e prever.
A Business Intelligence fornece aos gestores dos vários níveis de decisão de uma organização as ferramentas que lhes permitem operar estas mudanças. Com este “end in mind” a BI apoia-se em modelos de dados multi-dimensionais para modelar a informação em factos de negócio, mais próxima das características analíticas do decisor, extraindo, transformando e limpando os dados dos sistemas operacionais e transportando-os para um novo layer de negócio, os data warehouse’s e os data mart’s. Com essa informação moldada, são fornecidas aos gestores ferramentas para análise das várias dimensões presentes nesse facto e que lhe permitem de forma pró-activa reagir tomando decisões operacionais e estratégicas que lhe permitem melhorar a performance da empresa. A BI permite também, executar sobre estes dados, heurísticas de extracção de conhecimento (Data Mining), conseguindo estimar descritores que existem mas que à partida eram desconhecidos e prever outros que poderão existir no futuro.

Os modelos de implementação de Business Intelligence nas organizações estão em constante mudança à medida que os gestores se vão tornando mais exigentes na capacidade de resposta em tempo útil destas análises e muitos desafios ainda se colocam pela frente neste processo de tornar mais preciso o processo de decisão nas empresas. Estamos cá para os endereçar e resolver!

Deixo aqui um link para uma entrevista de Outubro de 2006 a Howard Dresner, o autor do termo Business Intelligence, sobre os 17 anos da BI, o que mudou desde essa altura e algumas projecções dele para o futuro.

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Comments»

1. Joana - October 12, 2007

Olá João,

Gostei realmente da tua abordagem histórica e depois pessoal do Tema BI. Mais, uma vez aprendi um pouco mais com a leitura do teu Blog. Parabéns! Continua assim!


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